Nos últimos anos, dezenas de partidos políticos registraram dezenas de candidaturas possivelmente “laranjas” para as eleições nos últimos anos, segundo levantamento feito com base nos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em Estreito, o então candidato a prefeito pelo PSB, Zé Maria Pernambuco, é suspeito de montar uma chapa de candidatas laranjas juntamente com o presidente da sigla no município, o professor Dário Jorge, que também e candidato a vereador nestas eleições de 2024.
A convenção do PSB de Estreito ocorreu no último domingo dia 28 de Julho, na lagoa dos patos eventos.
Segundo informações, para identificar as supostas candidatas laranjas à justiça vai analisar o perfil de pessoas que não declaram bens ao TSE, não declaram imposto de renda, e não declararam gastos em campanha em eleições anteriores, não fazem propaganda eleitoral nas redes sociais mesmo depois do início da campanha.
A estratégia consiste em lançar mulheres apenas para “cumprir tabela” e atingir a cota de gênero determinada pela lei, mas sem nenhuma chance real na disputa e, principalmente, sem o apoio real da sigla.
Lançar candidaturas laranjas pode levar à queda de toda a chapa de vereadores do PSB de Estreito.
Segundo denúncia, nesta quarta-feira será entregue à justiça eleitoral, farta documentação que quase que nenhuma candidata do PSB preenche os requisitos legais como dados de imposto de renda, patrimônio e bens declarados à justiça.
A única candidata mulher que poderia preencher todos os requisitos com comprovação de imposto de renda, divulgação nas redes sociais foi cassada pela presidência do partido, em Estreito, sem qualquer justificativa.
Neste ano, o site O Portal, estará vigilante a candidaturas laranjas com ao menos indício desse tipo de fraude.
Este ato pode ser considerado um crime eleitoral com possibilidade de cassação de toda a chapa.