O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve, nesta sexta-feira (21), em São Luís, anunciando uma série de investimentos, obras e ampliações de projetos no Maranhão. Foram anunciados a renovação da concessão do Porto do Itaqui e a construção de um novo berço do porto, a implantação de um novo corredor de transporte na Avenida Litorânea e a retomada do programa Luz Para Todos.
Entre os investimentos, está a obra de expansão da Avenida Litorânea em mais 5 km, ligando os bairros do Olho d’Água, em São Luís, até o Aracagy, na cidade de São José de Ribamar (MA). Essa será a primeira obra da seleção do PAC Mobilidade (Programa de Aceleração do Crescimento).
A via vai ter uma faixa exclusiva para o transporte público, área para pedestres e ciclovias, ampliando a integração das cidades da Região Metropolitana de São Luís. A obra está estimada em R$ 237 milhões.
Lula também renovou a concessão do Porto do Itaqui, localizado no litoral do Maranhão, considerado o principal porto do Corredor Centro-Norte do país, por mais de 25 anos. Além disso, o Governo Federal vai investir mais de R$ 250 milhões para a elaboração e construção do berço 98 do porto.
Durante o evento, o Ministério de Minas e Energia anunciou a retomada do programa ‘Luz para Todos’, com investimentos para acesso de mais de 9.634 famílias maranhenses, até 2026, em áreas rurais e que terão à energia elétrica.