Ministério da Saúde orienta população sobre eventual contaminação do Rio Tocantins
O Ministério da Saúde publicou, nesta semana, uma Nota Técnica Conjunta com orientações sobre os cuidados de saúde a serem tomados pelas populações próximas ao Rio Tocantins, que corre risco de contaminação, por causa das cargas de agrotóxicos e ácido sulfúrico que caíram no rio durante o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).
Segundo o Ministério, desde o fim de 2024, a pasta monitora os desdobramentos da queda da ponte, que aconteceu em 22 de dezembro do ano passado.
Apesar de, até o momento, não haver indícios de contaminação da água do Rio Tocantins, a nota informativa do MS contém estratégias para a mitigação de possíveis impactos à saúde humana, animal e ambiental da região, além de orientar equipes dos serviços de saúde locais para eventuais casos de intoxicação por exposição a produtos químicos.
Segundo o Ministério da Saúde, a publicação tem uma linguagem acessível e serve como apoio para materiais de comunicação de risco, a fim de orientar a população afetada em como se proteger.
O objetivo é minimizar a confusão e o pânico, estabelecendo confiança, reduzindo incertezas e orientando o público sobre medidas preventivas e ações seguras.